Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/escolaengenho/www/index.php:2) in /home/escolaengenho/www/wp-content/plugins/wp-curriculo-vitae/index.php on line 68

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/escolaengenho/www/index.php:2) in /home/escolaengenho/www/wp-content/plugins/wp-curriculo-vitae/index.php on line 68
Trabalhos 2016 - Escola Engenho

Trabalhos 2016

Imagem3

Caixa da sucata GT I.


Continuamos com a caixa da sucata. Nossos animais do fundo do mar, estão top! (mais…)

Imagem3

Caixa de Sucata GTI


Caixa da sucata, trabalho realizado pelos alunos do GTI juntamente com sua família. Cada semana uma família fica responsável pela caixa, construindo um animal que viva no fundo do mar, utilizando materiais recicláveis! O trabalho segue até o fim do ano! (mais…)

Imagem9

Trabalhos 6° história – A sedentarização na pré-história


A sedentarização na pré-história, em função da agricultura, levou a diferenciação do trabalho utilizando um critério basicamente braçal e intelectual, formando uma sociedade complexa que para se organizar, precisou de um sistema de escrita ou registro, em diferentes lugares da Terra. Nesse trabalho os alunos do 6º ano criaram, utilizando a linguagem plástica, uma pirâmide social que foi utilizada em sala de aula como objeto de estudo para pensar a função de cada uma dessas "classes". Professor André Luiz Rodrigues (mais…)

Imagem10

Trabalhos 7° ano – histórias da áfrica


Trabalho sobre História da África finalizado. Os alunos de 7º ano, conheceram povos como os Iorubás, Bantos e reinos como Songai, Gana e Mali, culturas que posteriormente virão influenciar a formação da cultura brasileira. Profº André

(mais…)

Imagem9

Trabalhos 6° ano – Língua Portugesa


No livro Robinson Crusoé (de Daniel Defoe), o 6º ano conheceu as mudanças que foram ocorrendo nas maneiras de o personagem se trajar. No início, o náufrago não queria ficar sem roupas, tanto por sentir que elas o protegeriam contra o frio, o calor, os espinhos, quanto pela sua educação e seus hábitos. Com o tempo, todavia, Robinson vai adaptando as peças, utilizando os materiais disponíveis e até aprendendo a transformar alguns deles. Assim, ele amolece o couro das cabras, tece, dobra, corta e costura. Só faltou aprender a bordar e fazer renda! Os alunos em grupo fizeram o planejamento e a confecção da roupa apropriada para cada situação, seguindo as descrições do livro. Depois, foram para as “passarelas” com a “Moda Robinso n”, apresentando o trabalho para a turma.

Profª Carmem Cecília
(mais…)

Imagem11

Trabalhos 8° ano – Gêneros Textuais


Ao trabalhar gêneros textuais, os alunos do 8º ano observaram temas variados (na publicidade e no bairro) e criaram cartazes de campanhas comunitárias, abraçando especialmente uma campanha “de verdade”: a de arrecadar materiais de higiene e de limpeza para as instituições parceiras da escola. As outras turmas também participaram e todos saíram ganhando!
Profª Carmem Cecília
(mais…)

Imagem12

Trabalhos 9°ano – Estudo da estrutura e processos das palavras


Durante o estudo da estrutura das palavras e dos processos de formação de palavras, os alunos elaboraram jogos (e jogaram)empregando seus novos conhecimentos sobre Radicais e Afixos. A escolha dos termos foi feita com critérios desafiadores, para que cada jogador saísse do jogo com o vocabulário maior do que quando entrou.
Profª Carmem Cecília
(mais…)

Imagem9

trabalhos 6° ano – Manezês


 “Ó-lhó-lhó, que trem é esse? Os piás e as gurias do 6º ano não são canjas. Deitaram o cabelo e pincharam o palavreado em dois toques. Sem bololô, sem mosquear. Intendêssi?”

O 6º ano estudou as variações linguísticas regionais. Com as experiências vividas pelos alunos, tanto aqui na ilha quanto em outras cidades e outros estados, conversamos sobre expressões “típicas” de diferentes lugares e sobre a riqueza que estas variações proporcionam para a língua. Pesquisando, perguntando para a família ou ‘puxando pela memória’, os alunos criaram poemas que brincam com a linguagem do ‘manezinho’, do gaúcho, do paranaense, do mineiro, do alagoano, do goiano, do lajeano, etc. Misturando um pouco de cada, daria algo como a frase lá do começo!...

Profª Carmem Cecília

(mais…)

Imagem12

Trabalhos 9°ano – crise de 29


Trabalhos finalizados, o 9o ano criou painéis que comparam o antes da crise de 29 e o American way of life com os anos pós crise e o desemprego e suas consequências. Assim como o artista Eduard Hopper, representaram os dois períodos com fotos para ilustrar os trabalhos, da euforia dos anos 20 à depressão. Profº André

(mais…)

Imagem9

trabalhos foto novela – 6°ano


A partir de uma narrativa ambientada no Egito Antigo produzida em duplas, em sala de aula e com personagens em ferro representando os diferentes grupos sociais, os alunos do sexto ano criaram uma foto novela. Construíram cenários, montaram as cenas e fotografaram para ilustrar a história. Profº André Luiz Rodrigues

(mais…)

Translate »