A Escola


Escola Engenho foi fundada em 07 de janeiro de 1991, como resultado da associação de Isabel Ouriques e Cleusa Maria Antunes Meurer. Seu nome veio dos engenhos de farinha do Campeche e sugere a transformação ocorrida com os alunos frente ao conhecimento sistematizado pela escola.

Num primeiro momento, a Escola dedicava-se somente à Educação Infantil, sob a direção de Cleusa Meurer, e funcionava numa casa alugada, com três salas, um pátio e uma área parcialmente coberta. Em meados de 1993, a Engenho mudou-se para instalações próprias, onde se encontra hoje, num terreno situado entre o trevo do Campeche e a praia.

Inicialmente a Escola atendia às famílias do bairro e, com o passar do tempo e a divulgação de sua proposta pedagógica, passou a atender também os bairros circunvizinhos, como Rio Tavares, Açores, Morro das Pedras, Ribeirão da Ilha, Armação, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul e Tapera.

O projeto da nova sede da Escola foi idealizado pela direção, com a cooperação de várias pessoas (entre elas arquitetos e engenheiros) e com orientações formais da Secretaria de Educação, incluindo a construção do parque, biblioteca, laboratório de ciências, sala de arte-educação, sala dos professores e, posteriormente, do andar superior, com duas novas salas de aula. Em 2001 e 2002, o projeto foi finalizado, com mais salas de aula, banheiros, etc.

escola-engenho-frenteA Escola trabalha com Educação Infantil e Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), distribuídos no período matutino e vespertino, num trabalho que envolve trinta e um profissionais, sob a responsabilidade de Cinthia Zaguini Müller, diretora geral da Escola.

Alguns fatos têm marcado a trajetória da Escola, como a aprovação de seu funcionamento para Educação Infantil em 1991, para o Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) em 1994 e para 5ª a 8ª séries em 2001, pela Secretaria Estadual de Educação e Conselho Estadual de Educação. Nesta época, a direção já vinha rediscutindo o projeto pedagógico com o corpo docente, demais funcionários, pais e alunos da comunidade escolar.

Com certeza, um dos fatos mais marcantes de toda esta história foi a formatura da primeira turma de 4ª série, no final de 1997, indicando a consumação de uma etapa decisiva na atuação da Escola. Em 2003, formou-se a primeira turma de 8ª série.

Em 2006, continuamos a ampliação e melhoria das instalações com a reforma dos banheiros e das salas de aula da Educação Infantil. Foram realizados investimentos nos equipamentos de informática, na aquisição de livros para a Biblioteca, brinquedos e material didático para a Educação Infantil.

Em 2007, foi adotado o regime de nove anos para o Ensino Fundamental. Neste ano construímos a Quadra de Esportes, finalizando essa obra com a sua cobertura em 2008. Neste ano também foram adquiridos móveis para a biblioteca, além de novos equipamentos de informática e novos televisores.



Lista de Materiais


Baixe aqui a lista de
material completa do
1º ao 9º ano de 2016

Matrículas 2016


Confira as documentações e
procedimentos indispensáveis
no ato da matrícula

Calendário Escolar


Fique por dentro de
todo o calendário
acadêmico de 2015

Blog do Engenho


Acompanhe o universo de seu filho.
Confira as novidades,
festas, eventos, entre outros

Espaço Físico


Conheça os ambientes internos
e externos para que seu
filho se sinta confortável

Equipe


Profissionais especializados
aos procedimentos pedagógicos
de ensino-aprendizagem

Proposta


Saiba um pouco sobre nossa
proposta e metodologia para as
necessidades do processo ensino

Família e Escola


Para nós a relação
família e escola é de
extrema importância



Translate »