Ensino Fundamental II - Escola Engenho Campeche Florianópolis

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental trabalha com a formação de conceitos e habilidades pertinentes a cada uma das áreas do conhecimento, sistematizando, ampliando e aprofundando as informações trazidas pelos alunos. Acreditamos que o respeito, a ética e os valores são inerentes à forma de ensinar, de perceber e de ler o mundo e devem estar voltados para um crescimento contínuo deste aluno como cidadão, que assume formas de participação social e política diante de uma realidade em constante transformação.

Avaliação

A avaliação do trabalho desenvolvido se dá através de diversas atividades, com diferentes linguagens e instrumentos para verificação da aprendizagem, preponderando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Essa avaliação é processual, levando em consideração os avanços alcançados e os objetivos específicos em cada área do conhecimento.

Acompanhamento

Os alunos são orientados pelos professores, que, com mediações, procuram esclarecer as dúvidas sobre os conteúdos estudados. A coordenação, por meio de supervisões em sala e com o professor, se necessário, faz encaminhamentos com os alunos e com seus pais. Em algumas disciplinas são oferecidas aulas extras, a fim de sanar dificuldades específicas surgidas durante o processo de ensino-aprendizagem.

Composição das Turmas

A escola definiu o limite de 25 alunos para compor cada turma, entendendo que com esse número de alunos pode propiciar um acompanhamento mais adequado do processo de ensino-aprendizagem.

Participação dos pais

Consideramos importante a participação dos pais e/ou responsáveis para que a aprendizagem aconteça com sucesso; por isso promovemos encontros entre a família e a escola em reuniões por grupos ou individualmente, sempre que houver necessidade da família ou da escola. Há também eventos com a participação de todos, como festa junina, mostras de trabalhos, gincanas e palestras.

Projetos

A Escola trabalha com projetos interdisciplinares para que os alunos possam estabelecer relações entre os seus conhecimentos, suas experiências cotidianas e os conceitos específicos de cada campo do conhecimento.

Pesquisa

Oferecemos aos alunos recursos – como livros, internet e outros materiais –, visando atender aos questionamentos que surgem em sala de aula. Habituando-se a ler, analisar, relacionar, organizar, concluir e reformular determinado conteúdo, o aluno não só tem a possibilidade de sanar suas dúvidas e registrar suas conclusões, como também de fazer um exercício para que o texto seja coerente e criativo, não uma cópia do material analisado. Este é o desafio colocado a cada pesquisa.

Tarefa

A tarefa possibilita aos alunos um contato com o seu saber e o que foi discutido e apreendido em sala de aula, firmando a construção dos conceitos científicos. As dúvidas surgidas durante a resolução das tarefas devem ser expostas e discutidas em aula, na correção coletiva. O papel dos pais é o de assegurar e garantir ao filho um local, horário e materiais adequados para que ele possa realizar suas tarefas num ambiente organizado e com tranquilidade.

Trabalho em grupo

Entendendo que boa parte da aprendizagem ocorre no coletivo, nas trocas com seus pares, esse é um momento para exercitar o respeito, a aceitação e o saber criticar e ouvir, ampliando a compreensão e estimulando a criatividade na busca da aprendizagem. Lidar com as diferenças, semelhanças, encontros e desencontros: este é um desafio no exercício de construir o conhecimento em grupo.

Aulas práticas

As aulas práticas propiciam situações de investigação e construção de conhecimento complementares aos estudos teóricos, desenvolvendo habilidades como a capacidade de interpretação, organização, pesquisa e observação. Permitem ainda que os alunos aprendam a comparar, analisar resultados e concluir com maior facilidade.

Aulas de campo

O contato direto com o objeto de estudo em ambientes diferentes do da sala de aula – em museus, zoos, indústrias, parques, estações de tratamento, etc. – favorece a coleta de dados para posterior análise. Além disso, as aulas de campo suscitam dúvidas que podem dar origem a novas investigações e que facilitam a associação de conteúdos de diversas áreas.

Mostra de Trabalhos

Exposição de trabalhos produzidos pelos alunos durante o semestre, empregando diferentes linguagens. A mostra de trabalhos é um momento em que as famílias podem observar a produção dos alunos em algumas atividades.

Jogos Internos da Escola Engenho – JIEE

Os alunos do Ensino Fundamental se envolvem nos Jogos Internos da Escola, confraternizando com seus pares, num momento diferenciado de aprendizagem, onde o mais importante é a participação de todos.
São realizados jogos e brincadeiras de acordo com cada faixa etária.

Festival de Música

Os alunos participam deste divertido festival, com apresentações de canções da música popular, individualmente ou em grupos, acompanhados ao violão pelo professor de Música.

Gincana

Anualmente, no primeiro trimestre do ano letivo, pais, amigos, alunos, ex-alunos, funcionários e professores se reúnem na Praia do Campeche para a Gincana, que inclui brincadeira, reflexão, confraternização e atitude. Paralelamente desenvolvemos uma campanha de apoio a uma entidade filantrópica previamente escolhida, na comunidade ou fora dela.

Comemoração de datas significativas

Comemoramos a Páscoa e o Natal por entendermos que seus signos (coelho, Papai Noel, presentes, alimentação especial e farta) se relacionam com esperança, vida e beleza. Além disto, boas experiências envolvendo tais ocasiões podem propiciar “marcas” felizes que ajudam na superação de perdas e dificuldades. Tendo uma orientação laica, a Escola não trabalha com o sentido religioso de tais festas, mas trata este tema como parte da cultura regional ou familiar quando é trazido pelos alunos.

Acampamento

O acampamento é apreciado por todos e faz grande sucesso. Com esta atividade, buscamos desenvolver a independência e a organização, além da solidariedade e do espírito de aventura. Acontece, sempre que possível, em local com boa infraestrutura para camping, banhos, brincadeiras e refeições.

Passeio de fim de ano

Encerrando as atividades do ano letivo, realizamos um passeio com todas as turmas. Aproveita-se esta oportunidade não apenas para o lazer, mas também para desenvolver a interação, o respeito mútuo e a convivência solidária.

Oficinas Extracurriculares

A Escola oferece, no espaço escolar, como práticas optativas, as seguintes oficinas:
Xadrez, Violão, Futsal, Prática de esportes.

A escola proporciona convênios para atividades complementares em outras instituições, como: Judô e Natação.

 

 

Translate »